top of page
Coaching
Chá Japonês

Inspira-te

O Blog de Inspiração de Fernanda Helena

  • Foto do escritorFernanda Helena

O socialmente estabelecido, o que é “novo”… e o Coaching

Atualizado: 17 de abr. de 2023



Gosto de contextos. De enquadrar determinada pessoa no seu contexto social e familiar, de enquadrar cada situação no seu contexto temporal ou cultural.


Por exemplo, no contexto social, o que se apresenta como novidade é, geralmente, desafiante, uma vez que as pessoas preferem o que já está estabelecido, ao novo. Todos nos reconhecemos nesta abordagem. E até que outros nos digam que “também fazem” ou que já experimentaram e gostaram ou tiveram resultados, é que a maioria das pessoas começam a ponderar o que, talvez, o “novo” também possa ser para elas. Veja-se, por exemplo, as terapias alternativas, como a acupunctura, que hoje em dia já é reconhecida e oferecida em alguns hospitais portugueses, ou a hipnose que também já é utilizada como substituto da anestesia em algumas cirurgias dos nossos hospitais. As próprias tecnologias de informação são muitas vezes rejeitadas ao início, para, mais tarde, todos passarmos a utilizar porque é mais fácil, mais rápido ou porque nos traz grandes benefícios.


Já no contexto das "novidades" úteis, o Coaching é sem dúvida uma ferramenta de desenvolvimento humano da qual “se ouve falar”, mas que continua a desafiar a nossa fé! Estamos face a algo que suscita curiosidade para muitos, mas permanece desconhecido para a maioria. A verdade, contudo, é que, desde que descobri o Coaching, a minha vida mudou. E para muito melhor. Aprendi a viver mais devagar e a viver por prioridades ao longo dos dias. Deixei de adiar as coisas que decido que são importantes para mim e a fazer mais do que é importante, e mais calmamente. O Coaching ensinou-me e ajudou-me a dizer os "nãos" certos e os "sims" concretos que me devolvem um verdadeiro sentimento de bem-estar. Sucintamente, estou mais feliz.


Na verdade, o trabalho connosco não termina, mesmo para quem já tirou muitos cursos nesta área ou já tem várias certificações. Eu também tenho os meus coaches e os meus mentores - na nossa condição de humanos, torna-se impossível vermos todos os ângulos da nossa mente sem ajuda. O melhor é encararmos este trabalho como a nossa higiene pessoal - todos os dias tomamos banho, e não esperamos não ter de tomar outro nos próximos 30 dias... A boa notícia é que, tal como quando tínhamos 3 anos precisávamos da ajuda de alguém para tomarmos um banho rigoroso e à medida que crescemos nos fomos tornando independentes nessa capacidade, quando encetamos um processo de coaching também vamos adquirindo ferramentas para cada vez nos vermos melhor e nos auto-ajudarmos. Até que um dia aquilo que hoje nos desafia já não seja problema para nós.


Outros desafios nos esperarão nessa altura, outros contextos. Mas a isso se chama "evolução", e todos nós gostamos de pensar que amanhã estaremos melhores do que estamos hoje, não é?

Uma das coisas que mais gosto no contexto do Coaching, é que aprendemos a não “apontar dedos nem erros”, mas antes a ver verdades que edificam e a desenvolver a compreensão, aceitação e a descobrir as próprias qualidades.


É este Coaching que me apaixona desde o primeiro dia e que estou, neste momento, dedicada a trabalhar com líderes. Talvez seja útil, neste contexto, definir que Líderes são todas as pessoas que na sua vida têm de assumir compromissos sociais sobre outras pessoas. São também pessoas que, por vezes, sentem não estarem preparadas para coordenar os seus aspetos internos - emoções, vontades, sonhos - com os seus compromissos externos - família, profissão, círculos sociais.

Foi porque a minha experiência foi, e continua a ser, tão positiva, que me dediquei a estudar, a formar-me nestas áreas e que dedico a minha energia e o meu tempo a trazer resultados às vidas das pessoas com quem trabalho.


Gosto de contextos, como já disse. Por isso, talvez tenha abordagens diferenciadoras que aplico às singularidades de cada situação. Esse é um dos aspetos que trago para o meu trabalho de Coach, contribuindo para as pessoas elevarem os seus contextos mentais, sociais ou ambientais. Especializei-me nas questões emocionais e nos desafios que o quotidiano coloca a todas as pessoas que querem ser bem-sucedidas profissional e socialmente. Porque, na verdade, o Sucesso pode ser fácil e leve, quando aprendemos a viver com a novidade de quem realmente somos.

Nesta minha dedicação ao essencial da minha vida e do trabalho personalizado que levo a cabo com os meus coachees, posso estar menos presente online, mas estou sempre disponível para estar com quem quer conhecer mais ou comprometer-se com este caminho de descoberta e de sucesso.


Ao longo das próximas 2 semanas pode agendar sessões individuais gratuitas comigo, onde terei o maior gosto em conversar sobre as áreas nas quais gostaria de avançar, neste momento, e atingir o Bem-estar pessoal ou profissional que tanto deseja.


Atenção! Trabalho com líderes por etapas de Coaching e estou a iniciar a última fase de 2022 – de Outubro a Dezembro, pelo que as entrevistas decorrem no período supra mencionado.


Marque AQUI no Site a sua sessão para me conhecer e ao Coaching de Inspiração que criei. O pior que pode acontecer é descobrir que ampliou as suas escolhas e descobriu como ultrapassar os seus limites... para quem se quer preparar para o futuro, vale a pena tentar.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Em destaque

Coaching
Coaching
Partilhe a Inspiração!
fotografia Fernanda helena

Se gostou da temática dos artigos, clique no botão do coração para fazer ‘like’, faça o seu comentário na caixa abaixo e partilhe com os seus amigos nas redes sociais ou via email, usando ícones à esquerda no fim do post.

bottom of page