Inspira-te

O Blog de Inspiração de Fernanda Helena

 

Partilhe a Inspiração!

Se gostou da temática dos artigos, clique no botão do coração para fazer ‘like’, faça o seu comentário na caixa abaixo e partilhe com os seus amigos nas redes sociais ou via email, usando ícones à esquerda no fim do post.

 
  • Fernanda Helena

Feng-Shui para líderes e profissionais do mundo moderno

Atualizado: 19 de nov. de 2021

Reconhecidamente, vivemos num mundo de cada vez maior diversidade, o que nem sempre significa que tudo aquilo de que tomamos conhecimento tenha de fazer parte das nossas vivências. Ou, de outro modo, que não possamos desenvolver uma experiência revolucionariamente nova para nós resultando daí grandes benefícios.




É desta segunda hipótese que falo quando partilho a minha experiência como cidadã do mundo moderno, relativamente à aprendizagem e utilização de saberes milenares que se cruzam com a contemporaneidade nas escolhas de vida coerentes com os nossos objetivos pessoais e profissionais.


Refiro-me em específico ao Feng-Shui, uma arte oriental de harmonizar ambientes humanos e é sobre ele que atualmente ensino pessoas e profissionais de mente aberta que querem estar ”out of the box”, que neste caso se refere a considerar outro tipo de mentalidade, ainda que desconhecida, e que também querem melhorar a sua vida com este ensinamento milenar.


Para começar, sabe o que têm em comum a British Airways, a Shell, a Virgin, a Citibank, as cadeias de lojas Mc Donalds, The Body Shop ou a Marks & Spencer ou a ONU? – Todas estas empresas ou instituições usam o Feng-Shui de forma profissional para melhorar a qualidade do seu ambiente, pelos bons resultados que lhes traz na dinamização e expansão das suas atividades e dinâmicas humanas que aí se desenvolvem.


Na verdade, de acordo com o Feng-Shui, toda a existência é interrelacionada e ligada por uma energia cósmica, designada por Chi, que significa “sopro de vida” e que, por inerência, liga os seres humanos ao que nos rodeia. Podemos “testar” a energia dos nossos espaços quando nos sentirmos mais ou menos confortáveis em determinados dias ou locais, o que tem ligação direta com o fluxo de chi, ou energia, que aí exista. Da mesma forma que se podem melhorar esses ambientes pela correta aplicação das suas energias. Isto pode fazer-se alterando a localização dos móveis no espaço, corrigindo a iluminação que aí exista, introduzindo cores de forma apropriada ou elementos naturais como plantas.


A sua origem remonta ao início da vida agraria dos chineses. Desde então deduziram que a vida humana era afetada pela doença ou pelo bem, pelo seu ambiente e que todos os elementos da natureza têm os seus efeitos. A sua aplicabilidade vai desde a localização de cidades inteiras, de bairros, casas ou locais de trabalho e negócios, a um objeto ou vaso com uma planta saudável que é colocado numa divisão. O seu alcance é proporcionar um ambiente harmonioso para se viver ou trabalhar e que potencie o equilíbrio humano e o seu crescimento saudável. Ao ligar os seres humanos ao seu ambiente, a filosofia que está inerente ao Feng-Shui é que, ao criar um ambiente equilibrado, vai afetar positivamente a saúde, felicidade e sucesso dos seus habitantes. Baseado neste saber ancestral, se impulsionares o teu ambiente, podes impulsionar a tua vida.


E atualmente o Feng-Shui representa a experiência de viver e trabalhar em qualquer ambiente, interior ou exterior, natural ou construído pelo homem. Neste sentido ele é uma linguagem que se articula através das formas naturais, as construções humanas e os símbolos, bem como dos contínuos padrões, mudança e ciclos da natureza e do universo.


No moderno mundo ocidental, em que esta prática está a desenvolver-se em especial em países com maior dimensão de vida urbana, existem distinções relativamente ao que sucede em cidades como Singapura onde os seus princípios energéticos ditam muito sobre a forma como se vivem as dinâmicas pessoais e profissionais no seio das organizações.


Nos EUA e Inglaterra, dois países ocidentais que são um exemplo de receptividade a esta prática e que a abraçaram, e onde os seus predicados são melhor aproveitados para contextos e processos de Mudança, um elemento essencial caracterizador da nossa moderna sociedade, alguns dos seus maiores adeptos, a nível de carreira, são, por isso, pessoas com destaque nas suas atividades profissionais. Richard Branson, George Clooney, Julia Roberts ou o casal Beckham são algumas dessas referências que sabem por si a importância de cultivar um ambiente de harmonia, organização e simplicidade para viver com maior equilíbrio a sua vida humana e a profissão escolhida.


Voltando a este canto do mundo, onde decidi aprender, praticar e desenvolver este conhecimento, é em particular junto de profissionais e líderes que me dedico a partilhar e ensinar como podem viver e trabalhar com maior Bem-estar e Harmonia, abrindo as portas ao Sucesso e Prosperidade nas suas vidas pessoais e profissionais.


E para que novos profissionais possam ter acesso a esta informação e aprendizagem simples enquanto complexa, específica ainda que abstrata, que atende ao todo para transformar as partes, realiza-se no próximo dia 20 Novembro, em Cascais, o inovador evento em Portugal Liderar com Energia, onde vou ensinar como cada pessoa pode desenvolver a sua própria energia e a dos seus espaços para viver e trabalhar com Inspiração!


As inscrições estão a decorrer e os lugares são limitados.


Se sente que a sua vida precisa de uma nova energia, que o seu trabalho beneficiaria de uma nova inspiração e quer aprender a aplicar estes ensinamentos, consulte info abaixo sobre este evento e inscreva-se já para assegurar o seu lugar.

Com Inspiração!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo