Inspira-te

O Blog de Inspiração de Fernanda Helena

 

Partilhe a Inspiração!

Se gostou da temática dos artigos, clique no botão do coração para fazer ‘like’, faça o seu comentário na caixa abaixo e partilhe com os seus amigos nas redes sociais ou via email, usando ícones à esquerda no fim do post.

 

Aprender a Viver e Liderar com Equilíbrio

Uma das grandes inspirações da existência que guia a vida das populações dos países do leste da Ásia é a noção de procura do equilíbrio de vida humana.


Em especial no Japão e na China, origens dos ensinamentos taoistas esta perspetiva toma maior força no conceito do Yin-Yang a que atribuem ser as duas forças que originam todas as transformações. Por esta razão, desde há cerca de seis mil anos que este conceito oriental taoista inspira sábios e líderes chineses que desejam gerir as suas vidas de acordo com estas forças naturais, procurando aprender formas de gerir a energia do vento (yang) e da água (yin).



E é esta noção destas duas forças opostas, mas complementares, e que compõem a totalidade do universo, em que se baseia todo o pensamento chinês. E uma das suas permutas é que nenhuma destas forças é superior à outra, mas que ambas são de igual modo necessárias à vida.


O TAO, que significa “a via” ou “o caminho”, representa assim o todo onde estas duas energias existem e se movem, logo, representa toda a nossa existência.


Nesta perspetiva, todas as dinâmicas humanas ocorrem, por isso, em função dos movimentos de yin e yang que interagem nas nossas experiências. Conhecer onde e de que formas elas estão representadas e a interagir connosco, e aprender a gerir essas energias para as usar de formas que promovam o maior equilíbrio da experiência humana individual e coletiva, é, por isso, uma das maiores e mais transformadoras experiências, e que, em última instância, resulta numa Harmonia que pode guiar as nossas vidas.


No mundo global e de perspetivas universais em que hoje muitos de nós já enquadramos as nossas vidas, aprender a integrar os princípios energéticos do yin e do yang nas nossas dinâmicas pessoais e profissionais é uma das mudanças mais positivas que podemos realizar.


Para muitas pessoas isto pode parecer uma quase utopia, pois no mundo ocidental a “leitura” que é maioritariamente feita a este conceito é o da oposição do yin e do yang. Mas aqui pode começar uma aprendizagem inspiradora, ou mudança positiva como caraterizo os processos que acompanho, se quiserem aprender sobre o conceito mais lato que esta polaridade assume para os asiáticos, que é o da sua complementaridade!


Alguns dos exemplos que se atribuem a complementaridade do yin e yang:

Ativo e Passivo

Feminino e Masculino

Leve e Pesado

Rápido e Lento

Montanha e O Vale

O cume e A Base