Uma das grandes inspirações da existência que guia a vida das populações dos países do leste da Ásia é a noção de procura do equilíbrio de vida humana.
Em especial no Japão e na China, origens dos ensinamentos taoistas esta perspetiva toma maior força no conceito do Yin-Yang a que atribuem ser as duas forças que originam todas as transformações. Por esta razão, desde há cerca de seis mil anos que este conceito oriental taoista inspira sábios e líderes chineses que desejam gerir as suas vidas de acordo com estas forças naturais, procurando aprender formas de gerir a energia do vento (yang) e da água (yin).
E é esta noção destas duas forças opostas, mas complementares, e que compõem a totalidade do universo, em que se baseia todo o pensamento chinês. E uma das suas permutas é que nenhuma destas forças é superior à outra, mas que ambas são de igual modo necessárias à vida.
O TAO, que significa “a via” ou “o caminho”, representa assim o todo onde estas duas energias existem e se movem, logo, representa toda a nossa existência.
Nesta perspetiva, todas as dinâmicas humanas ocorrem, por isso, em função dos movimentos de yin e yang que interagem nas nossas experiências. Conhecer onde e de que formas elas estão representadas e a interagir connosco, e aprender a gerir essas energias para as usar de formas que promovam o maior equilíbrio da experiência humana individual e coletiva, é, por isso, uma das maiores e mais transformadoras experiências, e que, em última instância, resulta numa Harmonia que pode guiar as nossas vidas.
No mundo global e de perspetivas universais em que hoje muitos de nós já enquadramos as nossas vidas, aprender a integrar os princípios energéticos do yin e do yang nas nossas dinâmicas pessoais e profissionais é uma das mudanças mais positivas que podemos realizar.
Para muitas pessoas isto pode parecer uma quase utopia, pois no mundo ocidental a “leitura” que é maioritariamente feita a este conceito é o da oposição do yin e do yang. Mas aqui pode começar uma aprendizagem inspiradora, ou mudança positiva como caraterizo os processos que acompanho, se quiserem aprender sobre o conceito mais lato que esta polaridade assume para os asiáticos, que é o da sua complementaridade!
Alguns dos exemplos que se atribuem a complementaridade do yin e yang:
Ativo e Passivo
Feminino e Masculino
Leve e Pesado
Rápido e Lento
Montanha e O Vale
O cume e A Base
Transpondo isto para atividades, existem trabalhos, profissões e tarefas mais yin e as mais yang; logo, saber identificar e melhor escolher as atividades de acordo com o conceito que promova maior equilíbrio energético individual ao longo do dia pode ser o diferencial de se manter desgastantes níveis de cansaço ou conseguir continuados níveis de vitalidade.
Por aqui se pode perceber porque aprender a gerir a energia pessoal ao longo das atividades, compromissos e rotinas é uma aprendizagem de Bem-estar sobejamente pertinente para quem trabalha ao nível de liderança de outras pessoas, no sentido de saber potenciar a sua energia ao longo do dia, bem como ser um exemplo de entusiasmo continuado pela sua manutenção de saúde e energia pessoal.
É sobre temas e práticas de Saúde e Bem-estar que me especializei e que acompanho em Mentoria de Bem-estar Líderes e Profissionais que querem viver com maior Bem-estar e equilíbrio de vida diária. No próximo dia 1 de Março vou iniciar um Curso de Lideres Inspiradores em que ensino sobre como integrar esta prática nas circunstâncias e escolhas de vida pessoais e profissionais; vamos igualmente explorar ferramentas concretas e formas de aumentar o nível de Bem-estar e promover de forma saudável o Sucesso e Prosperidade na sua vida e no seu negócio.
Curso Líderes Inspiradores
Início: 1 Março 2021
Dias: Segundas-feiras, das 17H às 19H
Duração: 9 Semanas
ONLINE
Para mais informações e detalhes sobre este curso consultar o site: www.fernandahelena.com | inspira@fernandahelena.com | 917149285
Atenção! As inscrições decorrem até ao próximo dia 25 Fevereiro
Que a inspiração com a sua Liderança de Bem-estar comece aqui!
Comentarios