Inspira-te

O Blog de Inspiração de Fernanda Helena

 

Partilhe a Inspiração!

Se gostou da temática dos artigos, clique no botão do coração para fazer ‘like’, faça o seu comentário na caixa abaixo e partilhe com os seus amigos nas redes sociais ou via email, usando ícones à esquerda no fim do post.

 
  • Fernanda Helena

Inspiração para viver em mudança a desenvolver a Adaptabilidade

Atualizado: 18 de ago. de 2021

Perante as circunstâncias e acontecimentos com que nos deparamos na vida, aceitar fazer as mudanças necessárias para lidar com os imprevistos é um desafio para a maioria dos seres humanos.


Ainda assim, podem ser aprendidos padrões de comportamento que nos preparam melhor para lidar com mudanças súbitas de formas mais flexíveis.


Aprendo e ensino sobre uma das mais valiosas fontes de conhecimento para nos auxiliar neste propósito aprendizagens de liderança, o tauismo oriental, que nos ensina sobre a expansão através do desenvolvimento de capacidades de adaptabilidade.


O inverso é manter comportamentos que levam a situações sufocantes, com perda de autoridade individual e por consequência que atrofiam as nossas hipóteses de crescimento humano.


Aprender assim a ajustar-nos às mudanças que chegam e a fortalecermo-nos pela capacidade de mudar, de seguir o fluxo da vida, é uma lição desta sabedoria antiga com imenso valor para as vivências pessoais e profissionais da modernidade.


Em mentoria de inspiração e Business Feng-shui para líderes ensino como a simbologia dos elementos da natureza, e como nos podem orientar a fazer escolhas mais consonantes com as mudanças que nos podemos preparar.


Se a árvore de Bambu simboliza para os chineses as qualidades da flexibilidade, e que sendo resistente se dobram e movem perante as intempéries, já o bonsai, pode ser um exemplo de desenvolvimento de paciência, necessidade de controlo ou ordem, mas em nada suscetível de saber lidar com a mudança, pois representam mais uma energia atrofiada, limitada e que não se move, ainda que viva.



Por isso para avançar na vida identificar qual o símbolo que nos serve para inspiração pode fazer muita diferença: perante uma situação escolher ser “bonsai” (resistir para se manter onde se está) ou ser “bambu” (conquistar pela adaptabilidade) faz toda a diferença. Aliás, há séculos que assim é!


Deixo uma citação do TAO sobre a adaptabilidade:


É sensato nadar a favor da corrente e ao longo das curvas mais suaves da montanha. Adapte-se às mudanças e aprecie as novas circunstâncias. A transigência eleva-se com o prazer, enquanto a resistência cai em desgraça.


Nos eventos “UM DIA de inspiração para líderes” vão ser ensinados símbolos que nos podem guiar em processos de mudança, e como nos beneficia ter maior conhecimento de como aprender com a natureza e a aplicar ensinamentos sábios nos comportamentos que se escolhe ter na vida e com os outros. Conheça mais sobre estes eventos aqui.


Fica a Inspiração!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo